Ludificação: Teoria e Prática

6 ECTS / Semestral / Português

A unidade curricular tem como objetivos contribuir para um entendimento alargado do fenómeno jogos e da sua relevância sociocultural na contemporaneidade e introduzir os alunos ao conceito de ludificação. Os jogos têm vindo a afirmar-se como media digitais e o seu impacto tem sido evidente, como demonstrado pelo aparecimento e consolidação de estratégias de ludificação, centradas na implementação de elementos característicos dos jogos em contexto de não jogo.

Ao longo das aulas pretende-se que os alunos compreendam as características dos jogos e o que os torna apelativos, de forma a conseguirem refletir sobre a aplicação de alguns desses elementos em contextos diferentes.

No final da unidade curricular, os alunos deverão ter desenvolvido competências que lhes permitam reconhecer as mecânicas principais dos jogos e o seu potencial para serem implementadas em diversas áreas, com o obj etivo de mobilizar e fidelizar a audiência, bem como desenvolver um projeto de ludificação aplicado.

Docentes

Professor Auxiliar
Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professora Auxiliar da FCH-UCP,  onde coordena a Licenciatura em…