Liderado pela investigadora Luísa Santos, o Institution(ing)s é um projeto de cooperação europeia que incentiva as organizações de arte e cultura contemporâneas a cocriarem modelos institucionais inovadores para a inclusão social, transformação ambiental, económica e artística.
Coordenado pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, é composto por oito organizações de diferentes escalas, impactos e públicos-alvo, em sete países europeus. Cada parceiro desempenha funções específicas no setor da arte e responde a desafios globais partilhados a partir de cada uma das suas práticas e contextos (económicos, sociais, culturais, políticos) situados no continente europeu (N, S, E, O).
Ao reunir diferenças e pontos comuns numa espécie de instituição sem paredes, um organismo vivo em constante processo de intercâmbio e transformação de práticas, o Institution(ing)s trará perspetivas inovadoras para responder a desafios transversais e contribuir para o reforço da cidadania europeia num projeto de equidade social e sustentabilidade.